Marina invadiu fazenda com MST?
Conteúdo retirado do site e-Farsas:
e-Farsas: "Uma foto circula mostrando a senadora Marina Silva, liderando um grupo de pessoas em meio a uma mata, e o texto que acompanha a imagem afirma que a jovem Marina invadia fazendas juntamente com o MST e que essa fotografia foi tirada durante uma invasão de uma fazenda no Acre, em 1986".
A foto circula há anos pela web e volta a ficar em evidência com a proximidade das eleições presidenciais no Brasil. Diferente do que algumas publicações sugerem, a foto não é algo que “vazou na net”. Uma busca no verbete dedicado à Marina Silva no Wikipédia e podemos ver que a imagem está lá, disponível desde fevereiro de 2010.
A foto, na verdade, se refere a um empate e não a uma invasão de terras. Para quem não conhece o termo, um empate é uma manifestação de ativismo político em prol da preservação da floresta amazônica pelos seringueiros.
Nesse tipo de manifestação, pessoas se unem com as mãos dadas em torno da área a ser devastada, formando uma enorme corrente com o objetivo de tentar impedir o desmatamento da área.
Outra tática dos manifestantes é a de cercar os trabalhadores encarregados do desmatamento até que seu líder assine algum documento garantindo que o trabalho será suspenso.
Note que, curiosamente, no verbete do Wikipédia a respeito de Empates, a foto da jovem Marina Silva é usada como exemplo.